
“Quando educação e advocacia caminham juntas, a democracia se fortalece. Esse Congresso é uma grande oportunidade para debater temas importantes e mais um momento para atualização, o que é essencial para nós que escolhemos a carreira jurídica. É uma honra para a OAB-MT estar ao lado da Faculdade Alffa Prime neste evento pioneiro”, destacou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), no primeiro CONFAP - Congresso de Direito da Faculdade Alffa Prime – FAP, que debate temas relacionados a tecnologia eleitoral, inteligência artificial e soberania democrática.
O CONFAP, aberto na noite de quarta-feira (26), segue com programação até sexta-feira (28) com debates temáticos, apresentação de artigos científicos e a redação da Carta de Cuiabá, documento que será encaminhado ao TSE, TRE e outras autoridades ligadas à regulação eleitoral e digital.
A proposta do Congresso é propor uma reflexão sobre o atual momento, quando o eleitor brasileiro já não transita apenas entre candidatos e partidos - mas entre plataformas, redes sociais, códigos invisíveis e algoritmos que disputam sua atenção em tempo real, ao mesmo tempo, discute os desafios de um sistema eleitoral tensionado pelo avanço tecnológico e pelas novas formas de poder digital.
Para o diretor acadêmico da Faculdade Alffa Prime, Thiago Fael, debater direito eleitoral e tecnologia não é apenas um exercício acadêmico - é um compromisso ético e cidadão, “não se pode mais ignorar a dimensão tecnológica da política”. A coordenadora do curso de Direito, professora Luciana Zamproni, ressaltou que a formação jurídica não pode ignorar as transformações digitais: “Nosso compromisso é formar profissionais completos, críticos e preparados para transformar a sociedade”.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, reafirmou o compromisso da Seccional com o ensino jurídico de qualidade e o aprimoramento profissional. “A qualificação permanente garante o diferencial para advogados e advogadas se destacarem no mercado”.
O CONFAP reúne magistrados, parlamentares, professores, pesquisadores e estudantes, assim como membros e diretores de comissões temáticas, em especial, a Comissão de Direito Eleitoral, e dos órgãos do Sistema OAB-MT.
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Fotos: Fernando Rodrigues
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso