Para tratar de questões de interesse de Jaciara e região, relacionadas ao Direito do Trabalho, o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Helmut Daltro, acompanhou comitiva da 18ª Subseção da OAB, liderada pelo presidente Ricardo Marques de Abreu, com a conselheira estadual Nícia Haas, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho (CDT) da Subseção de Jaciara, Robie Bitencourt, e o membro da CDT Samá Ferraz, em reunião com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT-MT), desembargadora Adenir Carruesco, e os juízes auxiliares da presidência Leda Lima e Ediandro Martins, na manhã desta segunda-feira (02).
“Toda a comunidade de Jaciara está sofrendo as consequências da dificuldade em resolver a pendência de execuções trabalhistas relacionadas a uma grande empresa da região que deixou pelo menos 2.800 trabalhadores sem receber os valores a quem têm direito. Viemos pedir o apoio do TRT-MT para buscarmos uma solução que, muito além do interesse da advocacia, diz respeito à toda a sociedade de Jaciara e região”, explicou Helmut Daltro.
A conselheira estadual da OAB-MT Nícia Haas citou que a solução da demanda terá reflexo para toda a população de Jaciara e do Vale do São Lourenço, não só as famílias dos trabalhadores, mas todo o comércio local.
"A situação vivida em Jaciara está no nosso radar e é uma prioridade. Temos um grupo de estudos trabalhando diariamente e um plano de trabalho está sendo traçado. É um compromisso nosso e vamos resolver", afirmou a desembargadora Adenir Carruesco, presidente do TRT-MT. Ela está ciente do problema, esteve recentemente na região e destacou a necessidade de dar segurança jurídica para os trabalhadores e afastar o sentimento de frustração que, atualmente, vigora entre aqueles que estão aguardando por uma solução.
O presidente da Comissão de Direito do Trabalho (CDT) da Subseção de Jaciara, Robie Bitencourt, e o membro da Comissão, Samá Ferraz, ficaram satisfeitos com a receptividade e a preocupação da presidência do TRT em achar um caminho para que a situação seja resolvida. "A posição da presidente converge com a nossa expectativa".
“Temos processos que aguardam um encerramento há 15 anos, outros há 8 anos, é um problema que tem impacto em toda a sociedade de Jaciara e de todo o Vale do São Lourenço. Nosso município tem uma população de aproximadamente 29 mil habitantes, e pelo menos 2.800 pessoas estão com processos de execução trabalhista aguardando por um desfecho final. Assim, o interesse e a preocupação do TRT em dar uma solução nos deixa mais otimistas e confiantes”, disse o presidente da 18ª Subseção da OAB, Ricardo Marques de Abreu.
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso