PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 14ª SUBSEÇÃO DE PEIXOTO DE AZEVEDO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

OAB-MT atua em favor da advocacia em Jauru e obtém êxito

15/08/2023 18:00 | PROCURADORIA DE HONORÁRIOS
Foto da Notícia: OAB-MT atua em favor da advocacia em Jauru e obtém êxito
imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através de sua Procuradoria de Honorários e a Comissão de Estudos de Direito Público, atuou em favor da advocacia em Jauru, que está na abrangência da 15ª Subseção de Pontes e Lacerda, e obteve êxito. Mediante relatório da OAB-MT, o Judiciário autorizou quatro advogados, que são procuradores no município, a continuarem atuando como dativos. Em Jauru não tem Defensoria Pública e para atender clientes sem condições de pagar um advogado, têm sido destacados dativos que atuam tanto na advocacia privada quanto pública.
 
“Decisão importante, que teve a participação ativa da OAB-MT em favor da advocacia e da sociedade”, observa a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
 
De acordo com o procurador de Honorários da OAB-MT, Max Ferreira Mendes, “o Ministério Público distribuiu Pedido de Providências contra os advogados, requerendo a suspensão da expedição de certidões de crédito em favor deles, que são procuradores municipais e também têm atuado como dativos”. 
 
Na ação os advogados fizeram suas considerações e a OAB-MT aportou parecer afirmando a inexistência de vedação constitucional. 
 
“O advogado dativo não exerce função pública e sim munus público, ao passo que não pode ser considerado um funcionário público para fins constitucionais, administrativos ou processuais”, explica o presidente da Comissão, Luiz Antônio Araújo Junior.
 
Diante dos argumentos, o juiz Ítalo Osvaldo Alves da Silva julgou improcedente os pedidos iniciais do MP e determinou que seja restabelecida a expedição das certidões de créditos dos advogados referidos.
 
--
 
Keka Werneck
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

 


WhatsApp