PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 14ª SUBSEÇÃO DE PEIXOTO DE AZEVEDO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

"Vivemos um tempo de ebulição do Processo Penal", avalia processualista em visita a MT

05/11/2019 18:00 | Evento na OAB-MT
Foto da Notícia: 'Vivemos um tempo de ebulição do Processo Penal', avalia processualista em visita a MT

Foto: George Dias/ZF Press

img    Na presença de mais de 200 pessoas, que lotaram o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) nesta segunda-feira (04), o professor titular de Direito Processual Penal da Universidade de São Paulo, Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró, falou sobre as polêmicas e peculiaridades do Processo Penal na atualidade. Considerado um dos maiores processualistas dos dias atuais, Badaró destacou que o país vive um tempo de fervor do Processo Penal, que não tem prazo para terminar.

    Para mostrar os tempos de mudanças e incertezas no Direito Penal e no Processo Penal como um todo, ele destacou alguns temas que considera princípios fundantes do Processo Penal, tais como o princípio da legalidade e da presunção da inocência. Badaró também ressaltou que, para ele, falar de perspectivas e atualidades do Processo Penal é muito mais compartilhar inquietações do que propriamente trazer certezas ou posições definitivas.

 img   “Fiquei muito feliz com o convite e confesso que, eu gostar de falar sobre Processo Penal é compreensível, sou uma pessoa que tem desvio, mas todos vocês gostarem de ouvir alguém falar de Processo Penal é mais inquietante”, brincou ao dar início a sua fala. O professor ponderou, na sequência, que não acredita que o Processo Penal vive um quadro de transformações.

    “Quando falamos em transformação parece algo que estava ou se encontrava em determinado estado, sofre um período de mudanças e depois passa a ter nova característica. Nós vivemos, na verdade, um tempo de ebulição do Processo Penal, ebulição contínua, e não sabemos quando ele vai parar de ferver”, pontuou.

img    Representando a diretoria da OAB-MT, o conselheiro federal e idealizador da vinda de Badaró a Mato Grosso, Ulisses Rabaneda, ressaltou a importância da discussão e a honra em ter o tema abordado pelo professor. “É uma honra tê-lo aqui, nos brindando com sua sabedoria, trazendo a sua visão e seus ensinamentos, especialmente em temas sensíveis na atualidade do Processo Criminal, em tempos de Lava Jato, tempos de discussão sobre a presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa em relação a ordem de apresentação das alegações finais”.

    Prestigiando a palestra, o desembargador do Tribunal de Justiça Orlando Perri também fez questão de destacar a experiência de Badaró. “Um dos maiores processualistas penais da atualidade, fiquei muito feliz em saber que teria a oportunidade de ouvir uma pessoa avalizada para falar sobre temas que palpito todos os dias e que são tão empolgantes”.

img    Já o presidente da Comissão de Penal e Processo Penal da OAB-MT, Leonardo Luis Nunes Bernazzolli, responsável pela organização do evento, agradeceu o empenho de todos para que se tornasse realidade e tivesse o objetivo alcançado.

    "Nosso intuito foi trazer uma abordagem técnica e objetiva das recentes mudanças na legislação penal e processual penal, bem como as polêmicas decisões proferidas pelas Cortes Superiores, a fim de fazer uma análise Jurídica das principais inovações e polêmicas incidentes no Processo Brasileiro, permitindo uma discussão técnica quanto à constitucionalidade dessas mudanças legais e jurisprudenciais", finalizou.

img

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp