Tendo em vista o crescimento de homicídios e roubos no Município de Peixoto de Azevedo, o presidente da 14ª Subseção da OAB/MT, Marcus Augusto Giraldi Macedo, interviu junto a Secretaria de Segurança Pública, na data de 27 de dezembro de 2016, através do Secretário Adjunto Gustavo Garcia, cobrando uma ação imediata do Estado para solucionar o grave problema enfrentado em Peixoto de Azevedo.
De imediato, o Secretário Adjunto da SESP comprometeu-se a traçar um plano para reforço do efetivo policial no Município, bem como, atendendo pedido expresso do presidente da 14ª Subseção, a realizar uma audiência pública com a sociedade civil peixotense e a cúpula da Secretária de Segurança Pública (SESP).
No ultimo dia 19 de janeiro, foi realizada reunião na capital do Estado, onde foi definida a criação de uma força-tarefa para investigar os casos e tentar diminuir a criminalidade no município.
De acordo com os dados da SESP, de outubro a dezembro de 2016 foram registrados 24 homicídios em Peixoto de Azevedo, e de janeiro a setembro do mesmo ano, foram registrados 20 homicídios sendo que em 2015, no mesmo período, ocorreram 24 mortes.
Os registros de roubo aumentaram de 110, em 2015, para 156, em 2016, no período de janeiro a setembro. Os dados ainda não foram totalmente consolidados.
Na prática, as forças de segurança devem aumentar o efetivo policial de Peixoto de Azevedo, inclusive com policiais especializados.
"Esta reforço policial, bem como a atuação de policiais especializados, certamente irá surtir efeitos positivos para todo o Município de Peixoto de Azevedo. E a participação da sociedade civil organizada na audiência pública, é de suma importância para colaborarmos com a construção de um sistema de segurança pública adequado aos anseios da população peixotense" declarou o presidente da 14ª Subseção Marcus Macedo.
A audiência pública está prevista para ocorrer no dia 31 de janeiro, às 9h30, no fórum da Comarca de Peixoto de Azevedo.