Cojad da OAB-MT participa de Colégio de Presidentes em Porto Alegre

14/06/2016 14:00 | Jovem Advocacia
Foto da Notícia: Cojad da OAB-MT participa de Colégio de Presidentes em Porto Alegre

O presidente da Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Mario Medeiros representou a entidade no colégio de Presidentes das Cojads de todo o Brasil, nos dias 2 e 3 de junho em Porto Alegre.

Na reunião, foram apresentados os projetos das Comissões Estaduais e por unanimidade decidiram não aprovar a indicação a peça processual na 2ª fase do Exame de Ordem, e com isso, se alinha à posição do Colégio de Presidentes Seccionais.

Outro ponto da pauta foi com relação à tabela de diligências e sites intermediários, que foi aprovado o encaminhamento para criação do grupo de trabalho com um membro de cada região para formalizar um parecer em até 30 dias, a ser encaminhado aos demais presidentes e, se aprovado, encaminhado ao Conselho Federal para providências.

O Colégio de Presidentes das Cojads aprovou o Curso do Manual de apoio ao Jovem Advogado, com subsídio e formatação pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e Escola Nacional de Advocacia (ENA).

Um grupo de trabalho também foi criado para editar parecer acerca dos temas: piso salarial e contrato de associação, para apresentação no próximo Colégio de Presidentes. Foi incluído como pauta extra, encaminhamento à Comissão Nacional de Ensino Jurídico para que estude a inserção das disciplinas de “Gestão” e “Empreendedorismo” nas grades curriculares das faculdades e universidades de direito.

Uma campanha de conscientização sobre as prerrogativas dos jovens advogados, bem como a redação de uma Carta do colegiado às Comissões Nacional e Estaduais de Direitos e Prerrogativas também foram aprovadas.

A Seccional de Mato Grosso foi designada como membro do grupo de trabalho para acompanhamento da discriminação de gênero na advocacia iniciante. O Colégio de Presidentes se comprometeu a manter um debate permanente, fomentando e promovendo ações constantes de combate a discriminação de gênero.

O projeto de ação social nacional desenvolvido em um dia por todas as comissões de jovens advogados do Brasil foi aprovado, sendo definida como data anual para a realização deste projeto, o dia 12 de outubro.

Presidente da Cojad em Mato Grosso, Mario Medeiros Neto destacou o apoio da Diretoria da Seccional para a participação da comissão e que puderam trazer novas ideias, desafios e propostas para a jovem advocacia mato-grossense.

“Ter a possibilidade de discutir os problemas e políticas de apoio à jovem advocacia com representantes de todas as regiões do país engrandece o nosso trabalho e dá as ferramentas necessárias para a busca de soluções para este momento tão delicado que são os primeiros anos da profissão”, concluiu.

Assessoria de Imprensa OABMT

Arquivos Relacionados