Foto: obviousmag.org.br
A Comissão de Direitos da Mulher foi criada junto a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no ano de 2014, sendo que teve como sua primeira presidente a Dra. Roselucia Rodrigues de Souza, a comissão foi idealizada pelo grupo de Politicas Publicas do Projeto OAB Mulher da Seccional do Estado de Mato Grosso.
O Projeto OAB Mulher teve seu lançamento em 20 de março 2014 na cidade de Sorriso, sendo que era presidido pela Dra. Claudia Aquino. Esse projeto possui três frentes de trabalho, divididas nos grupos de Politicas Publicas, Formação e Qualificação e Pesquisa, onde cada grupo de trabalho é composto por advogados e advogadas de todas as subseções do Estado, e essa integração e comprometimento fez com que esse projeto fosse reconhecido junto ao Senado Federal Brasileiro com uma Moção de aplauso, até pelo fato de ser o primeiro projeto em nível de Brasil.
A Comissão de Direitos da Mulher na 14º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, tem como principais metas a valorização da Mulher Advogada, a prestação de serviço público a comunidade através da cobrança junto as autoridades quanto a implantação e fiscalização das politicas publicas para mulheres e ainda buscar junto a comunidade o fim de qualquer tipo de violência contra mulher através de discussões, palestras e campanhas .
Atualmente com a eleição da nova diretoria presidida pelo Dr. Marcus Augusto Giraldi Macedo, a CDM foi renovada, através da Portaria 008/2016, e tem como presidente da Dra. Fabricia Alves Nogueira Dembogurski, como vice presidente a Dra. Andreia Ferdinando Varea e como secretária a Dra. Fabiane Lemos Melo. Compõe ainda como membros 20 advogadas atuantes nas comarcas de Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo.