PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 14ª SUBSEÇÃO DE PEIXOTO DE AZEVEDO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

OAB/MT participa de debate sobre sistema penitenciário no Fórum de Cuiabá

23/09/2014 13:59 | Presença
Foto da Notícia: OAB/MT participa de debate sobre sistema penitenciário no Fórum de Cuiabá

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

    O presidente da Comissão de Direito Carcerário da OAB/MT, Waldir Caldas Rodrigues, representou a diretoria da Seccional na audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (22 de setembro) com os candidatos ao Governo do Estado, no auditório do Fórum de Cuiabá. Ele compôs a mesa de honra e questionou os concorrentes acerca do sistema penitenciário de Mato Grosso.
 
img
    A pergunta feita a Lúdio Cabral (PT), José Marcondes dos Santos Neto, o Muvuca (PHS), José Roberto (PSOL), Aray Fonseca (PSD), vice de Janete Riva, e Pedro Taques (PDT), foi o que eles podem fazer para ampliar o trabalho e as vagas de estudo aos reeducandos. O advogado entende que somente haverá redução dos casos de reincidência se na outra ponta houver a ressocialização dentro do sistema penitenciário. Além disso, sugeriu que, para imprimir mais autonomia à gestão penitenciária, seja criada na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos uma subsecretaria de administração penitenciária a exemplo da Politec e Secretaria de Segurança Pública, pois permitiria aos agentes melhor gerir ou se responsabilizar pela gestão das unidades prisionais.
 
    
    Os candidatos responderam de acordo com seus planos de governo, destacando ser necessário investimento no sistema prisional, além de oportunizar aos reeducandos mais chances de se inserirem na sociedade por meio de trabalho dentro das unidades prisionais e condições para que estudem. Frisaram que pretendem firmar parcerias com entidades privadas, bem como construir colônias agrícolas para os que cumprem pena em regime semiaberto.
 
    Waldir Caldas lembrou que hoje já existem indústrias que empregam reeducandos e sugeriu aos candidatos que todos renovem as parcerias no sentido de amparar cada uma dessas pessoas. Ao final, agradeceu pela oportunidade de participar do debate e ressaltou que até a eleição passada a sociedade pouco participava de debates abertos com os concorrentes, o que hoje é um avanço e fundamental para a tomada de decisões, e que investir no sistema carcerário é essencial para a ressocialização dos reeducandos.
 
 
Fotos: Adia Borges - Fotos da Terra
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 

WhatsApp